Há muitas maneiras de dizer se você é viciado em masturbação, e elas são semelhantes aos sinais pessoais que a pessoa exibe quando está viciado em qualquer coisa como drogas, bebidas, comidas e o próprio sexo em si. Se você acha que pode estar viciado em masturbação, faça essas perguntas para si mesmo:
Mesmo se você se masturba muitas vezes ao dia, isso não significa automaticamente que você está viciado e que precisa parar. O alerta deve surgir quando você começar a perceber que tudo o que você realmente quer fazer é ficar sozinho para poder se masturbar. A masturbação não deve governar a sua vida!
Se você respondeu “sim” a alguma das perguntas acima e você acha que pode estar viciado em masturbação, não há problema em procurar ajuda.[sc:artigos_relacionados]
Se você não tiver certeza de onde ir para obter ajuda com relação ao vício da masturbação, comece por falar com o seu médico. Não tenha vergonha – o seu médico já ouviu tudo isso antes, de vários outros pacientes. Ele poderá fazer uma análise aprofundada para determinar se você realmente está fazendo mal a si mesmo por se masturbar muito.
Isso, provavelmente, irá incluir apenas uma série de perguntas semelhantes as que eu fiz acima, em vez de um exame físico – a menos que você tenha alguma coisa acontecendo lá, como feridas ou inchaços no pênis, que podem ser causados por masturbação excessiva.
O seu médico poderá lhe ajudar, ou irá indicar um profissional que possa. Basta se lembrar que não há nada de errado em buscar ajuda para um problema e trabalhar para melhorar a si mesmo!
[sc:muito-bom-de-cama-depois-artigo]