Quanto mais aquela mulher te rejeita, mais você está no pé dela. O que acontece? Faltam oportunidades com outras mulheres? Você fez uma aposta com os seus amigos? Está completamente fora da realidade e precisa ser internado? Ora, a ciência explica essa sua fixação pelas mais difíceis…
De acordo com o jornal Hormônios e Comportamento, à medida em que uma mulher investe menos na relação, você investe mais. E a responsável por isso é a ocitocina. A mesma substância liberada durante o sexo que te faz querer ficar abraçado depois também é acionada quando percebe que pode perder a parceira.
Para entender esse processo, os pesquisadores coletaram a saliva de 75 casais americanos antes e depois de um teste escrito que questionava, entre outros fatores, por que eles se sentiam conectados ao parceiro. Na sequência, os pesquisadores avaliaram o quanto cada parceiro estava envolvido por meio da análise de suas respostas. O mesmo procedimento foi feito com noruegueses, mas neste caso, entre casais que não tinham um envolvimento mais sério.
O que se descobriu é que a ocitocina estava mais alta nos casais com envolvimento romântico, especialmente naqueles indivíduos mais engajados em comparação ao parceiro.
Agora já se fala na substância como o “hormônio da crise”. Fascinante, não? Mas não há hormônio que dê jeito nesse tipo de relação – uma hora a ocitocina baixa e a realidade vem à tona. Nada como o equilíbrio nos relacionamentos.