Nossas definições de traição precisam ser atualizadas? Pode ser que sim. Em um novo estudo feito com homens e mulheres, foi descoberto que nossos pontos de vista são muito diferentes dos delas e que esse fator acaba causando alguns desconfortos no relacionamento.
Provavelmente você já teve alguma briga com a sua namorada porque suas visões de traição são diferentes, e segundo esse novo estudo, isso é bastante comum porque os homens, em geral, veem a infidelidade de maneira mais permissiva e direta, o que já não é o caso das mulheres.
No estudo publicado pela revista americana “Terapia Sexual e do Relacionamento”, 272 estudantes de graduação do sexo feminino e 82 estudantes do sexo masculino foram consultados através de um questionário em que a personalidade e opinião de cada um era questionada quanto aos pensamentos e sentimentos íntimos de cada um, e de que maneira esses pensamentos estavam relacionados entre os sexos e em um relacionamento em geral. Outro quesito levado em consideração foi em relação ao medo de ter sua intimidade e sensibilidade muito exposta e ser rejeitado.
Para saber o que conta como traição ou não, a infidelidade foi classificada de três maneiras: infidelidade sexual, infidelidade emocional e infidelidade fantasiosa.
- Infidelidade sexual: Inclui qualquer ato sexual, como sexo vaginal, sexo anal, sexo oral e até mesmo beijos.
- Infidelidade emocional: A infidelidade emocional pode incluir o flerte, troca de mensagens com outras mulheres, demonstração de interesse nas redes sociais, etc. Tudo isso sem que aconteça qualquer coisa física.
- Infidelidade fantasiosa: Mais subjetiva ainda, essa é a infidelidade que de fato, não acontece, como quando você se imagina tendo relações sexuais com outras mulheres, por exemplo.
Os pesquisadores conseguiram perceber que as mulheres veem o relacionamento como algo muito íntimo e carregado de sensibilidade, e por isso, estão mais propensas a encararem como traição a infidelidade sexual (que envolve relações físicas em diversos graus) e a infidelidade emocional (que pode ser uma paixão ou tara do parceiro por outra mulher).
Enquanto isso, os homens foram percebidos como indivíduos mais propensos a encarar um relacionamento de maneira mais fria, com uma certa aversão à monogamia e com um maior medo de compartilhar seu íntimo.
O que é traição, então? Segundo elas, se você tiver alguma relação física na sua despedida de solteiro, é traição. Se você começa a trocar mensagens com aquela gata do trabalho, é traição, e existem outras milhares de maneiras de cruzar essa linha.
A não ser que você esteja em um relacionamento aberto, traições podem ser péssimas, e as mulheres provavelmente irão ver isso de uma maneira muito mais profunda que você, com grandes chances de que seu relacionamento termine por ai. O melhor jeito de garantir que isso não aconteça? Primeiro, converse com ela e veja o que ela considera traição, o que pensa sobre fidelidade e exclusividade, mas também tente não dormir com outra mulher, né?
Sempre podemos ser solteiros e aproveitar com todas elas, mas quando temos uma em especial, o melhor caminho é respeitar o que ela considera traição. Pensamos diferente delas, mas quando queremos, estamos dispostos a passar por cima disso.
Bater punheta para outras mulheres pode ser considerada uma forma de traiçao?