Não Há Limite de Idade Para Um Ótimo Sexo

Compartilhar

Ao contrário do pensamento de grande parte das pessoas de que o sexo se torna ruim uma vez que você chega aos 40, há pesquisas que dizem que as pessoas mais velhas têm o direito de ter “grandes expectativas sexuais.”

Uma pesquisa mostrou que conforme as pessoas envelhecem, elas não necessariamente esquecem como se divertir entre quatro paredes.

“O sexo pode ser melhor depois dos 40, 50 e 60 como nunca foi quando a pessoa tinha 20 anos de idade” disse Joan Price, um escritor, educador e especialista sênior em sexo. “Agora, não somos mais impulsionados pelos hormônios, nós temos relações sexuais por outros motivos: prazer sexual, intimidade, alegria, aproximação emocional, bem-estar, etc.”

O terapeuta sexual David Schnarch escreveu sobre a diferença entre a “prioridade genital” e a “prioridade sexual”.

Para a maioria das pessoas, a prioridade genital acontece durante a adolescência e aos 20 e poucos anos, quando o corpo está em sua melhor forma, no entanto, a mente pode não estar tão bem desenvolvida sexualmente.

Schnarch diz que a pessoa com prioridade sexual está na verdade muito além do que a maioria da população acredita, como “em seus anos de sexo mais quente e agitado” – mais como na idade adulta do que no ensino médio.

Então, o sexo entre pessoas mais velhas é o que você deve procurar? Será que ele fica melhor com a idade?

De acordo com um estudo publicado na edição da Psychological Science – Ciência Psicológica – de novembro de 2008, a satisfação conjugal pode realmente melhorar quando seus filhos saem do ninho, ou seja, quando os filhos saem da casa dos pais, e o casal volta a morar “sozinho”, e este nível de satisfação mais elevado se estende até o quarto.

[sc:artigos_relacionados]

Na verdade, muitos profissionais da terapia sexual reivindicam que os “ninhos vazios” tendem a ter maior rendimento, disponibilidade e mais oportunidade para desfrutar de tempo de qualidade com a sua parceira.

Não só isso, mas à medida que as pessoas envelhecem, começam a aceitar-se como são, sabendo do que gostam sem ter medo de pedir e falar sobre isso.

O The New England Journal of Medicine, em 2007, publicou uma pesquisa sexual que abrangia pessoas de 57 a 85 anos de idade dos Estados Unidos. A pesquisa durou duas horas e a entrevista foi feita cara a cara com 3.005 homens e mulheres de todo o país.

Os pesquisadores também coletaram saliva, sangue e outras amostras para aprender mais a respeito dos níveis hormonais, infecções relacionadas ao sexo e outras questões de saúde. Eles ainda testaram o quão bem os idosos enxergavam, saboreavam, ouviam e cheiravam – coisas que afetam a possibilidade de ter e desfrutar do sexo.

Entre os entrevistados, 73% das pessoas entre 57 a 64 anos, 53% das pessoas entre 64 a 75 e 26% das pessoas entre 75 a 85 relataram ter tido relações sexuais com um parceiro no ano anterior.

Daqueles que estavam ativos, a maioria disse que faziam isso entre duas ou três vezes por mês ou mais. Não só isso, mais da metade das pessoas com idades entre 57-75 disseram que ainda fazem ou recebem sexo oral, assim como cerca de um terço dos entrevistados entre 75 e 85 anos de idade.

Claro que nem tudo no seu futuro sexual será um arco-íris de orgasmos múltiplos. Problemas sexuais podem surgir em qualquer idade. No caso deste estudo, metade dos entrevistados sexualmente ativos relataram ter que enfrentar pelo menos um problema sexual.

O problema mais comum para os homens era problema de ereção (37%). Quanto às mulheres, elas experimentaram a falta de desejo (43%), secura vaginal (39%) e incapacidade de atingir o orgasmo (34%). Além disso, um em cada sete homens utilizavam Viagra ou outras substâncias para melhorar o sexo.

Ainda assim, estas questões não os impediam de desfrutar do sexo. Apenas no ano passado, a pesquisa publicada no British Medical Journal mostrou que 80% dos homens entre 50 a 90 anos de idade eram sexualmente ativos.
[sc:muito-bom-de-cama-depois-artigo]

Você já passou dos 40 anos e segue tendo uma vida sexual ativa? Se não, como você se imagina daqui a alguns anos? Acredita que realmente a frequência de sexo diminuirá? Comente abaixo!

Compartilhar

  • Parabéns anônimos, vocês estão fazendo mais sexo que nós na casa dos 30 anos.

    Cancelar Resposta

    Deixe um comentário

    Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados*

  • Eu e minha mulher temos 57 anos, 36 anos de casado, 3 filhos e um neto. Temos um relacionamento sexual altamente satisfatório sem tabus pelo menos 3 vezes por semana com qualidade. Bom demais.

    Cancelar Resposta

    Deixe um comentário

    Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados*

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados*