Mulheres que Testemunham Violência São Propensas a Comportamentos Sexuais de Risco

Compartilhar

Testemunhar crimes e outras formas de violência tanto durante a infância quanto na idade adulta tem um profundo efeito sobre as mulheres, já que isso as torna mais propensas a ter relações sexuais “arriscadas” com um grande número de parceiros.

De acordo com um estudo realizado no Centro de Medicina Comportamental e Preventiva do Hospital Miriam, nos Estados Unidos, as mulheres que foram abusadas são mais propensas a terem relações sexuais desprotegidas e a usarem drogas ou álcool antes de terem relações sexuais.

De acordo com o site Daily Mail, os resultados dessa pesquisa oferecem uma nova visão sobre o vínculo entre a exposição à violência e o comportamento de risco ao HIV, particularmente entre as mulheres urbanas de baixa renda.

“Infelizmente, nossos resultados mostram que muitas mulheres devem lidar com múltiplas formas de violência e que algumas combinações de experiências violentas colocam as mulheres em risco de HIV, outras DSTs ou gravidez não planejada – isso sem mencionar os riscos da própria violência”, disse a líder e autora da pesquisa Jennifer Walsh. 

O estudo foi realizado com 481 mulheres atendidas em uma clínica urbana destinada a Doenças Sexualmente Transmissíveis – DSTs. Foram avaliados os históricos anteriores de violência e comportamento atual de risco sexual.

A equipe encontrou mulheres que relataram sofrer múltiplas formas de violência e aquelas que foram expostas à violência comunitária apresentaram os mais altos níveis de comportamento de risco sexual, incluindo um grande número de parceiros sexuais e consumo de álcool e drogas antes do sexo.

O que você achou do resultado dessa pesquisa? Consegue entender por que motivo essas mulheres têm esse tipo de comportamento? Comente abaixo!

Compartilhar

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados*