Será que todo mundo mente sobre sexo?
Um estudo liderado pelo professor de Psicologia Terri Fisher, da Ohio State University, explorou como estudantes mentem sobre certos comportamentos – especialmente quando se trata de sexo.
Os participantes, 293 estudantes universitários heterossexuais entre as idades de 18 e 25 anos, completaram um questionário que perguntava a frequência com a qual eles tinham 124 específicos comportamentos. Um grupo de estudantes foi pego por um detector de mentiras enquanto preenchiam o questionário, mas não eram informados que ele, na realidade, não funcionava. Ele só estava ali para fazer os participantes sentirem-se pressionados a contar a verdade.
Quando se trata de comportamentos não sexuais, como musculação, os participantes ligados ao detector de mentiras eram mais propensos a falar a verdade que aqueles que não estavam, até mesmo quando esse comportamento era considerado menos apropriado para a idade deles. No entanto, tanto homens quando mulheres eram muito mais propensos a mentir sobre o comportamento sexual.
As mulheres que não foram conectadas ao detector afirmaram ter uma menor quantidade de parceiros sexuais, ser mais velhas quando perderam a virgindade e uma menor quantidade de casos de uma noite. Os homens não conectados ao detector reportaram exatamente o contrário: afirmaram terem mais parceiras sexuais, serem mais novos ao perder a virgindade e ter uma maior quantidade de casos de uma noite. De acordo com os pesquisadores, esses resultados mostram que as pessoas são mais propensas a mentir sobre a sua história sexual para fazê-la se alinhar aos estereótipos impostos pela sociedade.
“Existe uma coisa única sobre a sexualidade que faz as pessoas tomarem mais cuidado ao relacionarem os estereótipos de seu gênero”, afirmou Fisher. Uma pesquisa recente confirmou um duplo padrão sexual, descobrindo que é mais socialmente aceitável para os homens ter sexo fora de um relacionamento sério que para mulheres. Em 2011, um estudo afirmou que o número de parceiros sexuais desejado por uma pessoa para a vida era relacionado ao seu gênero.
Você já mentiu sobre a sua vida sexual? Se já, por quê? Deixe sua opinião nos comentários e aproveite para descobrir as centenas de dicas de sexo que dispomos aqui no Conversa de Homem para você nunca mais precisar fazer isso!