É muito provável que você já tenha ouvido falar sobre os benefícios da massagem perineal para a mulher, mas na verdade, você realmente sabe o que é isso?
A massagem perineal poderia ser um assunto melhor difundido, uma vez que se trata de uma prática altamente recomendada e saudável, especialmente para as mulheres grávidas.
Neste caso, o exercício da área perineal, ou seja, a área da pelve inferior, durante as últimas semanas da gravidez oferece múltiplos benefícios, já que se sabe que durante o trabalho de parto, esses músculos sofrem muito quando fazem força para a mulher dar à luz.
Assim, ao recorrer à massagem perineal, a mulher terá maior facilidade, já que seus músculos estarão acostumados a se estender, fazer força e relaxar.
Tudo isso, além de ser de grande ajuda durante o parto, também será depois do parto, e neste caso, é importante começar a praticá-la no sexto mês de gravidez.
Ao exercitar os tecidos dos músculos da pelve através da massagem perineal, ela dará à luz de maneira muito mais segura e evitará lágrimas e episiotomia, pois terá maior elasticidade nos músculos, que além de ser ótimo para a hora do parto, também será ótimo para a sua vida sexual.
Esta massagem perineal pode ser feita pela própria mulher, ou com a ajuda do seu parceiro, que se quiser, poderá usá-la até mesmo para esquentar um pouco o clima na cama.
Por isso tudo, agora você verá como fazer uma massagem perineal.
O que você precisa para fazer uma massagem perineal?
- Óleo lubrificante;
- Sabão;
- Um lugar confortável para a mulher relaxar – cama, poltrona, sofá;
- Clima relaxado;
- Tempo;
- Dedicação.
Instruções para uma massagem perineal
- Primeiramente, é importante saber que durante a gravidez a mulher deve se manter ativa e exercitar-se com moderação, portanto, um estilo de vida sedentário não é recomendado durante o período de gestação, a menos que o médico tenha recomendado. Assim, quando a mulher chegar ao sexto mês de gestação, estará pronta para começar a fazer exercícios que proporcionem flexibilidade e elasticidade ao período.
- Tendo em conta o primeiro passo, agora você deverá obter um óleo lubrificante ou creme especializado para massagens desse tipo. Você também poderá recorrer a óleos corporais tradicionais. Se preferir, poderá usar cremes destinados para massagens nesta área nas farmácias.
- Depois de ter o produto em mãos, seja o óleo ou o creme, você deverá preparar a área onde sua parceira irá se deitar para receber a massagem. Pode ser um sofá confortável, uma poltrona ou a cama. Tenha em mente que vocês devem estar em um ambiente relaxante, para que ela possa relaxar.
- Antes de começar, lave as mãos. Você também pode usar creme para manter suas mãos mais hidratadas e para que o contato seja mais agradável. Além disso, também é recomendado que sua parceira urine antes de começar e deixe a área limpa para que nada possa incomodar durante a massagem.
- Em seguida, deite-a na cama ou no sofá, com as pernas dobradas e os joelhos separados, ou sente-a em uma poltrona confortável com as costas apoiadas. É conveniente que molhe a área pélvica inferior com uma toalha humedecida com água morna.
- Agora, você pode começar a massagem. Aplique óleo ou pomadas nas pontas dos dois dedos e aplique no exterior da vagina da sua parceira. Faça movimentos pequenos, suaves e circulares nesta área. Assim, ela exercitará a área.
- O próximo passo será introduzir os seus polegares na entrada da vagina. Você deve fazer isso delicadamente e empurrando sutilmente até o ânus. Faça isso várias vezes para flexionar a área. Em seguida, expanda os movimentos movendo seus polegares nas paredes desta área – na forma de “u”. Você deve fazer tudo isso por cerca de 3 minutos. Tenha em mente que nos primeiros dias você deve fazer por cerca de 1 minuto e com menor intensidade, e com o passar dos dias, deve aumentar a intensidade.
- Você e sua parceira poderão acompanhar essas massagens com um exercício muito simples que pode ser feito em um lugar um pouco maior e amplo, já que irá precisar de uma bola de borracha. Sua parceira deverá sentar nesta superfície, então a bola de exercício deve ser grande o suficiente. Uma vez que vocês têm a bola, ela deverá se sentar com as costas retas em cima dela com as pernas abertas em um ângulo reto. Assim, o próprio exercício consiste em puxar para a frente e para trás em pequenos movimentos como se ela pudesse balançar. Inspirar e respirar lentamente.
Dicas
É recomendado que se a sua parceira sentir desconforto enquanto recebe ou até mesmo faz a massagem perineal, pare a prática e continue no dia seguinte. No caso de não ter problemas, poderá fazer por cerca de 20 minutos todos os dias ou a cada dois dias.
Por outro lado, se ela tiver um desconforto grave, deverá ir ao ginecologista. Do mesmo modo, um fisioterapeuta poderá ajudá-la com massagens, explicando técnicas especializadas.
Prepare um clima relaxado e confortável. Você poderá utilizar incenso ou velas aromáticas.
Você já tinha ouvido falar da massagem perineal? O que achou da ideia de praticá-la em sua parceira grávida, ajudando a prepará-la pro parto e ainda esquentando o clima em casa? Comente abaixo!