O olfato é um dos sentidos culturalmente mais desvalorizados. Enquanto que a indústria dos perfumes se mantém há séculos em pleno vigor, a verdade é que a audição, o paladar e especialmente o visual tendem a ter hegemonia cultural em relação ao domínio dos sentidos.
No entanto, parece que o aroma das pessoas desempenha um papel determinante na hora da atração.
Há alguns meses atrás, um estudo realizado pela Universidade Charles, de Praga, alertou que o consumo de alho faz com que os homens fiquem mais atraentes perante os olhos das mulheres.
Um grupo de voluntários foi convidado para utilizar adesivos nas axilas para recolher o suor, alguns deles não comiam alho e outros mantinham uma dieta rica neste alimento.
Em seguida, pediram para 14 mulheres avaliarem o cheiro de acordo com o que elas achavam mais atraentes. O resultado foi um consenso absoluto: o cheiro daqueles que incluíam alho em sua dieta resultou no mais favorável.
Um homem precisa comer em média pelo menos quatro dentes de alho para obter um resultado notável.
Mas agora, um novo estudo, desta vez realizado pela Universidade de Macquarie, em Sidney na Austrália, adverte que, na realidade, os alimentos que favorecem os homens em relação às mulheres em termos de atração são frutas e vegetais.
Os pesquisadores coletaram testes de suor de homens que seguiam diferentes tipos de dietas e pediram para um grupo de mulheres avaliar o quão atraente cada odor lhes parecia.
O resultado: os homens que comeram mais frutas e vegetais tinham odores corporais mais atraentes para as mulheres (“frutal e adocicado”), enquanto aqueles que seguiram uma dieta rica em carboidratos tinham um cheiro que as mulheres descreveram como “muito forte”.
Assim, se você quiser se classificar melhor na dança dos aromas, a boa notícia é que deve se submeter a uma dieta mais saudável: seu corpo, sua mente e sua libido vão agradecer.