A falta de desejo feminino, também designada de perda da libido, é um problema bastante frequente entre as mulheres. Sabe-se que entre 15 e 35% das mulheres sofrem de falta de desejo. Muitas delas não assumem o problema e continuam com suas vidas sexuais com os parceiros mesmo sem sentir atração ou apetite sexual; já outras diminuem sua rotina sexual a quase zero e prosseguem suas vidas normais. Porém, o sexo é fundamental para o bem estar físico e mental e, por isso, a falta de desejo feminino não deve ser ignorada.
Muitas mulheres não procuram ajuda, pois acreditam ser apenas uma fase passageira ou por receio de preocuparem seus parceiros. E realmente, muitos homens, ao perceberem a perda da libido da mulher, podem acreditar que o problema é com eles, por não conseguirem satisfazer suas mulheres sexualmente, mas isso nem sempre é verdade. Em muitos dos casos, os problemas advêm de outras questões relacionadas à própria mulher, como estresse, baixa autoestima, depressão ou ainda alterações hormonais. Algumas origens médicas também podem explicar a falta de desejo feminino.
Confira a lista abaixo das 8 maiores causas de falta de desejo feminino!
Na gravidez o corpo se transforma, e com isso o desejo sexual da mulher tende a diminuir. Apesar dos médicos afirmarem que o sexo durante a gravidez pode ser praticado entre os casais, muitos deles interrompem as atividades sexuais nesse período, algumas vezes por desinteresse dos homens e outras por insegurança das mulheres. O que ocorre é que as mulheres tendem a se sentir menos atraentes com as condições do seu corpo, que fica mais inchado, e com o aparecimento de estrias, principalmente na barriga e costas. Na verdade, o sexo durante a gravidez é muito saudável e o único impedimento é encontrar uma posição confortável para ambos. Apenas mulheres com sangramentos são orientadas a evitarem o sexo nesse período.
O estresse é a causa de muitos problemas, tanto para homens quanto para mulheres. Ele está relacionado a problemas no trabalho, preocupações com os filhos, com contas a pagar, preocupação com o futuro, enfim, o estresse é desencadeado por questões muito subjetivas nas mulheres e podem interferir diretamente na falta de desejo feminino. Nos homens, o estresse pode gerar impotência; já nas mulheres isso não ocorre, mas em contrapartida pode interferir na saúde da relação e fazer com que a mulher dificilmente chegue ao orgasmo.
Assim como o estresse, a insatisfação pessoal também é uma das causas que contribuem para a falta de desejo feminino. A insatisfação pode estar relacionada à profissão ou algum curso que a mulher esteja desenvolvendo. As mulheres tendem a se preocupar muito com tudo, e se acreditarem que fizeram alguma escolha errada em suas vidas, podem perder o estímulo para o sexo e para outras questões do dia a dia.
O estresse e a insatisfação pessoal podem levar à depressão, piorando o quadro da falta de desejo. Na depressão, as mulheres não encontram nada de bom em suas vidas que as estimulem a buscar desafios e a manter seus relacionamentos saudáveis. A depressão é uma das maiores causas que explicam a falta de desejo feminino e por isso deve ser tratada com acompanhamento médico e psicológico. Muitos dos próprios medicamentos para a depressão reduzem o apetite sexual da mulher, portanto quanto antes a depressão for embora, melhor.
[sc:artigos_relacionados]A baixa autoestima está relacionada ao físico das mulheres. A depressão inclusive pode levar a esse quadro. Com uma alimentação desregrada, a falta de atividade física e até mesmo a pós-gravidez são condições que podem levar a mulher a engordar ou ter dificuldade em perder peso. Este fato contribui diretamente para a falta de desejo feminino, principalmente quando a mulher tinha o corpo em forma e sofre uma transformação brusca. Ao não se sentirem atraentes, as mulheres costumam esconder seu corpo e evitar o contato sexual com seus parceiros.
Os desequilíbrios hormonais são uma das causas do problema. Aumento da prolactina, diminuição da testosterona e estrogênio podem contribuir para a falta de desejo feminino. Isso pode ser causado pela ingestão de anticoncepcionais ou questões genéticas. O problema pode ser facilmente solucionado com a reposição desses hormônios que restituem o equilíbrio corporal.
Durante a fase da menopausa, o corpo da mulher sofre uma transformação brusca. Além dos calores frequentes sentidos, a mulher tem uma progressiva diminuição dos androgênios. A produção de hormônios cai em até 30% com o envelhecimento e este fato está diretamente ligado à falta de desejo feminino.
Alguns fatores de perda de apetite sexual estão ligados a causas mais específicas e de origem médica, como a anorgasmia, que é a incapacidade de obter orgasmo; a dispaurenia que é a dor durante a relação sexual que pode ser gerada por corrimento, infecção vaginal, menopausa e alterações hormonais e o vaginismo, que trata-se da incapacidade de obter satisfação com a penetração sexual, com uma contração involuntária dos músculos da vagina.
As mulheres não devem fechar os olhos para esse problema. É importante conversar com seus parceiros, marcar uma consulta ao ginecologista para descobrir se trata-se de uma causa física. Caso contrário, vale a pena marcar uma consulta ao psiquiatra ou psicólogo para descobrir as causas emocionais que estejam causando esse desconforto e falta de desejo. A terapia conjugal pode também auxiliar nesse processo de redescoberta do desejo sexual a dois.
[sc:muito-bom-de-cama-depois-artigo]
Homens, me respondam por favor! É normal um casal que mora junto há um ano dormir todos os dias abraçados, serem saudáveis, bonitos, de bem com a vida, mas o sexo só acontecer a cada 3 semanas? Muitas vezes quando eu procurei pelo meu parceiro, ele disse que estava cansado, com fome, que tinha que acordar cedo no outro dia e blá blá bla´... várias desculpas... então quando eu paro de procurar, porque é muito ruim se sentir rejeitada, o sexo só acontece a cada 2 ou 3 semanas... Eu não consigo entender porque! Como pode! O homem não tem vontade, mesmo quando está do lado de uma mulher se insinuando para ele? Não dá tesão?
Olha eu nao acho normal,
Eu n sei o seu marido, mais em mim da tesao so de ver minha namo de shortinho. Kk
Mais talvez seja o estress do trabalho, cada um reage diferente, apesa de 3 semanas sem sexo ja e mto ainda mais pra qem e casado..
Conversa com ele , usa uma fantasia, faz uma surpresa..kk todo homem gosta disso!!
Nos últimos 2 meses minha namorada passou a não ter tanto mais desejo por sexo, ela tem baixa estima e vive estressada, ela sempre foi assim mas sempre era ativa e com muito prazer, o que faço pra aumentar a alto estima dela, ela sabe o quanto eu tenho tesão por ela......PQP ela é muito gostosa! É i aceitável ela não se achar bela
gostei das dicas. mas a minha ejaculação não é precosse