Por mais que nos dias de hoje não seja pequeno o número de pessoas que vira a cara para o casamento e prefere ser solteiro ou simplesmente morar junto com a pessoa com quem se relaciona, ainda é possível encontrar bastante gente que sonha em se casar.
Assim, podemos dizer que a ideia de encontrar alguém que faça o coração bater mais forte, que seja o companheiro de uma vida toda e unir-se oficialmente a essa pessoa perante os amigos e parentes continua encantando e fazendo a cabeça de algumas pessoas.
E quando o casamento ainda é um sonho ou apenas uma possibilidade, a percepção que as pessoas podem ter em sua mente em relação a ele corre o risco de ser bastante diferente da realidade, seja por ser uma visão muito romântica ou pessimista sobre a união.
Mas então, como saber de algo que nunca foi vivido? O jeito é colher informações com quem já passou pela experiência. É evidente que nenhum casamento é igual, mas prestar atenção em alguns conselhos e tomar conhecimento de situações que possam surgir é importante tanto para decidir se quer casar um dia como para se preparar com o que virá pela frente na união.
Assim, hoje nós trazemos uma lista, apresentando alguns aspectos do casamento que provavelmente ninguém tinha te contado antes. Confira a seguir:
Se você não é feliz consigo mesmo, independentemente de estar ao lado de alguém ou não, é importante ter em mente que o fato de se casar não trará a felicidade de maneira mágica. O casamento até pode tornar a vida mais feliz, mas ele não pode ter o peso de preencher o vazio na vida de alguém.
Isso porque não dá para colocar a responsabilidade de se sentir feliz e pleno nas costas de outra pessoa, ou na relação que se tem com ela. A felicidade é algo mais amplo, formado por vários outros aspectos. E por mais que a vida amorosa esteja incluída nesse pacote, não é a única coisa que importa na vida de uma pessoa.
É bem verdade que depois do casamento, o casal estará mais unido do que nunca e deverá formar um time, para que o relacionamento continue a dar certo. Entretanto, isso não significa que os dois tenham que se anular e deixar de lado aquilo que os diferencia.
Uma chave para um casamento saudável é a união de duas pessoas que trazem os seus sonhos, desejos e características para uma relação e que lutam para manter essa união, enfrentado as diferenças e divergências juntos, em vez de anulá-las.
A partir do momento em que duas pessoas se casam e dividem a mesma residência, aquela história de aparecer sempre impecável, cheiroso, com bom hálito e bem-arrumado muda de figura. Com o casamento, a convivência é intensa – afinal, os dois dividem o mesmo quarto – e o homem e a mulher inevitavelmente se flagrarão em momentos não tão atraentes com mau hálito, cabelo desarrumado e exalando um cheirinho não tão agradável, por exemplo.
No entanto, é preciso ressaltar que não achar a sua companheira atraente não é sinônimo de que não gosta mais dela. Isso porque o amor não se resume a achar uma pessoa bonita o tempo todo, é bem mais que isso e envolve questões mais profundas como companheirismo e fidelidade.
Aquela paixão típica dos primeiros anos de casado, com o tempo passará. Mas isso também não é motivo para entrar em desespero, até porque ela dará lugar ao amor duradouro, que é construído ao longo do tempo e que deixa o relacionamento mais solidificado.
Se alguém nunca te disse ou se já te falaram e você não acreditou, agora é hora de admitir a verdade: o casamento não se parece em nada com um conto de fadas, haverá momentos em que você e sua companheira terão discussões, outros em que ela te irritará e, mesmo sem querer, uma hora ou outra você sentirá raiva dela.
Isso é completamente normal, afinal são duas pessoas diferentes vivendo sob o mesmo teto. E mesmo que elas tenham encontrado milhares de coisas em comum, sempre existirá uma mania, um jeito de falar ou um gosto pessoal que poderá irritar a outra pessoa.
O bacana é que está tudo bem, porque quando se ama alguém, aquelas coisas dela que são irritantes e te deixam de cabelo em pé podem ser toleradas, simplesmente porque fazem parte de quem ela é.
Não há nada de errado em sonhar com uma mulher romântica, que faça grandes demonstrações de amor. Entretanto, se você não é dos caras mais carinhosos e românticos e não demonstra tanto o que sente por ela, como esperar que ela aja da mesma maneira?
A velha máxima: faça para os outros o que gostaria que fizessem para você. Então, se você deseja ter um mulher romântica ao seu lado, seja romântico com ela. Se você deseja ser respeitado, respeite-a. Se você deseja ouvir palavras bonitas, diga palavras bonitas a ela.
Isso é coisa de novelas e filmes da Disney. O casamento está muito mais relacionado ao comprometimento com uma pessoa que você ama e à escolha de se esforçar ao máximo para fazer com que o relacionamento dê certo.
Se um casamento se encontra em crise, a solução é tentar lidar com ela e resolver o problema, pedindo ajuda profissional, quando for necessário. Decidir ter um filho em um momento em que o casal não se encontra muito bem é arriscado e não resolverá a crise.
Isso porque ao mesmo tempo em que uma criança é uma benção e enche uma casa de amor, ela também exige muitos cuidados, que podem deixar o casal mais estressado ainda. Além disso, o ambiente ideal para um bebê ser recebido é aquele onde há paz e harmonia e em que seus pais estejam unidos para se dedicar a ele.
Quando esse não é o caso, o que pode acontecer é o aumento da crise ou o adiamento de uma resolução do problema. Com isso, a relação poderá se desgastar ainda mais e as brigas e discussões provavelmente aumentarão. E o maior problema disso tudo é que haverá uma terceira pessoa envolvida na confusão e que não tem nenhuma culpa do ocorrido.