Um dos maiores erros que casais casados cometem é começar a dar como garantido seu relacionamento. Eles seguem o status quo, seus olhos estão fechados para a mudança do seu casamento até que um dia, ou um ou outro se surpreende com a entrega dos papéis do divórcio. Então, se você não quer ser pego de surpresa, preste atenção à saúde matrimonial e se você vir algum destes indesejados sinais, certifique-se de sentar com sua esposa e resolver as coisas. Aqui vão dez sinais vão te ajudar a fazer um balanço do seu casamento em crise:
Você pode estar vivendo debaixo do mesmo teto que sua esposa e realizando deveres da rotina, mas ainda assim não têm nada a dizer um para o outro. Viver no silêncio é frequentemente um dos primeiros sinais de que nem tudo está bem no relacionamento. Entretanto, não confunda isso com o silêncio amigo que os casais compartilham em um casamento longo e satisfatório. Esse é um caso de duas pessoas que se conhecem tão bem que se sentem confortáveis com o silêncio e não têm a necessidade de conversas casuais. Mas no caso de um casamento em crise, o silêncio forma uma atmosfera árida e sem amor, onde duas pessoas não têm nada para dividir.
Se lembra no começo do casamento, quando vocês faziam várias coisas juntos? Apesar de ser natural com o passar do tempo que cada um encontre seus próprios nichos de interesse no relacionamento, não é comum que os parceiros se desfaçam de todos os interesses comuns. Se você acha que não mais fazem coisas divertidas ou interessantes juntos, considere isso um aviso sobre a saúde do seu casamento.
Um dos sinais claros de um casamento em crise é quando os parceiros começam a afunilar problemas mais amplos em críticas de tarefas do dia a dia. Se você acha que não consegue fazer nada certo aos olhos da sua parceira, considere o que está por trás do criticismo constante e sem fim. Você se sente intimidado e perpetuamente tenso em relação à atitude negativa implacável? Se sim, então talvez seja hora de falar dos assuntos subjacentes no casamento.
Um casamento em crise é fortemente caracterizado por uma falha de comunicação entre os parceiros continuamente. Nessa situação, sua parceira vai parar de dividir informação com você sobre sua vida profissional e social. Você descobrirá sobre suas conquistas no trabalho ou problemas com membros da família por terceiros, como o colega da sua parceira ou vizinhos dos pais dela.[sc:artigos_relacionados]
Um indicador infalível, mas que parece inofensivo, do estado do seu casamento é a reação da sua parceira à pergunta de como você se conheceram. Se sua parceira parece amarga em relação ao passado e faz algum comentário sarcástico como “ele me agarrou” ou “eu cansei de dizer não a ele” diante de convidados, considere isso um dos sinais de que sua esposa está insatisfeita com o casamento. Memórias dos primeiros encontros e reuniões devem ser apreciadas em um casamento feliz e quando isso se torna amargo, é hora de fazer um balanço do que está errado.
No começo do casamento, casais cuidam muito de como aparecem um para o outro. Com o tempo, o nível de conforto aumenta e parceiros se tornam muito mais relaxados em relação à necessidade de aparentarem “perfeitos” um para o outro. Entretanto, se você notar que sua parceira sofreu um declínio repentino e radical na aparência e higiene, pode ser porque ela não se importa mais se você a acha ou não desejável. Essa completa falta de interesse é um indicador de um casamento em crise e cedo ou tarde ela pode querer sair dele.
Seu casamento pode estar em dificuldades se ambos usarem distrações para evitar lidar com problemas do relacionamento. Sinais comuns disso são a televisão sempre ligada ou música tocando constantemente, que são ferramentas convenientes para evitar prestar atenção no outro. Você sempre tem uma coisa a mais para fazer antes de se se aquietar ou é sua esposa que está sempre se escondendo por trás do jornal? Se sim, então é hora dos dois cortarem as distrações e focarem no relacionamento, antes que seja tarde demais.
Se as discussões no seu relacionamento parecem ter empacado nas mesmas brigas repetidamente, é evidente que você está em um casamento em crise. A inabilidade de comunicar pensamentos e sentimentos de forma eficaz é frequentemente o passo inicial em direção ao fim de um relacionamento. Tome a ajuda de um terapeuta, se ambos parecem incapazes de resolver os problemas sozinhos.
Você certamente tem um casamento em crise se vocês não confiam mais um no outro. A fé mútua é fundamental para qualquer relacionamento significativo, incluindo o casamento. Se você duvida constantemente de onde sua parceira está, ou se sua esposa suspeita que você é infiel, claramente algo está profundamente errado aí.
A intimidade é o ato que permite um homem e uma mulher se ligarem como casal. Apesar da ausência de sexo no casamento ser considerada uma bandeira vermelha grande, terapeutas falarão que os primeiros sinais de um casamento em crise vêm muito antes. Esteja avisado se você notar que ambos pararam de se deitar no sofá juntos. Isso reflete uma distância física crescente entre os parceiros, que está intrinsicamente relacionada a uma brecha emocional que se alarga.
Todo casamento é único, já que é um novo relacionamento feito pela junção de dois indivíduos únicos. Assim, suas forças e fraquezas, picos e personalidades estão fadados a serem diferentes de qualquer outro. Ainda assim, há sintomas comuns que podem ser avisos e se você encontrá-los no seu casamento, não perca mais tempo e resolva logo todas as questões pertinentes.
[sc:mestre-da-seducao-depois-artigo]
Tenho 17 anos de casada e 2 filhos sei que todos os casamentos com o tempo cai na rotina,mas de uns tempos para cá esta muito chata a situação conversamos pouco só sobre as crianças e as contas e as coisas do dia a dia não rimos mais juntos,me estresso muito pelo fato dele não gostar de sair de casa só pensa em ficar em casa,pizza em casa almoço de domingo em casa nunca saímos isso me irrita muito e qdo chega no final da tarde de sábado por exemplo começo a ficar irritada pque sei q todos estão curtindo passeando e eu limpando a casa me ajudem acabei perdendo a admiração pelo meu marido mas ainda AMO ele o q poço fazer para dar uma virada nessa situação.
meu nome é rose tenho 28 anos Estou casada a 10 anos e há cerca de uns anos pra ka que meu marido está estranho comigo, hoje em dia ele não dorme mais abraçado comigo, é ele no canto dele e ele no meu, tipo ele não me toca nem nada só faz grosseria as vezes, confesso que eu sou uma pessoa difícil de lidar mas sou muito atenta as coisas que acontecem, ultimamente ele fica no celular direto com conversas no WhatsApp e sempre me escondendo quem é ou com quem ele está falando, gente me ajudem ele e taxista e nao consigo termais confiança dele.
Amiga Desculpe a sinceridade mas ele ta te traindo com certeza, digo isso pq isso q seu marido faz eu tbm faço.
Se tudo isso for verdade meu casamento não demora muito pra acabar....caiu na rotina dez anos e na verdade nunca foi bom....me arrependi muito de ter casado...
Nossa!
Vi todos os sintomas na minha relação.
Estou casada a quase 6 anos, mas estamos juntos a 12 anos. Temos um filho de 2 anos e é ele que me faz seguir adiante. Me sinto triste na maio parte do tempo, infeliz e sem motivação para seguir no relacionamento. Ja pedi a separação algumas vezes mas ele não aceita. Não sei mais o que fazer, não consigo mais confiar nele e passo os dias planejando a minha liberdade. Da minha parte, o amor acabou faz tempo. Estou a procura de um terapeuta, psicólogo mas acho difícil mudar a minha opinião.
Estou casada a 7 meses e há cerca de uma semana que meu marido está estranho comigo, hoje em dia ele não dorme mais abraçado comigo, é ele no canto dele e ele no meu, tipo ele não me toca nem nada só faz grosseria as vezes, confesso que eu sou uma pessoa difícil de lidar mas sou muito atenta as coisas que acontecem, ultimamente ele fica no celular direto com conversas no WhatsApp e sempre me escondendo quem é ou com quem ele está falando, coisa que antes ele sempre me contava não me escondia nada, hoje em dia ele deu pra estar mentindo pra min coisa que também ele não fazia ! Será que ele está me traindo ? Gente me ajudem nao sei mais oque fazer meu casamento ta desmoronando !
Olá, estou morando junto com meu marido faz apenas 2 meses, eu tenho uma filha de 1 ano e 5 meses que não é dele... E eu e meu marido temos brigados frequentemente sobre nossa relação, ele mudou muito, sempre muito grosso, estúpido já disse isso a ele, mas nada muda, as vezes ficamos dias sem ter relação, ele não me nota, mesmo com pouco tempo juntos eu gostaria de engravidar dele, ele não quer já brigamos por isso, tento não tocar no assunto pra gente não brigar, muitas vezes sonho de que estou grávida, mas nem os sonhos tenho contado pra ele, quando toco no assunto de ter um filho ele simplesmente tenta disfarça e mudar de assunto... Hj mesmo brigamos e ameacei de sair de casa, mas ele nem se quer deu importância, já não sei oque fazer, não sei como lidar cm isso preciso de ajuda..
Ola, Geovana...
O que eu percebo é que voçe precisa tomar uma decisão o mais rápido possível. Assim como é a sua situação, é a minha tambem. Por isso, que eu decidir por m basta em meu casamento. Até porque estamos casados há 03 meses, e nem sequer ela me procura. E, mais, nem sequer fala mais em termos filhos. Não é diferente de nossa situação não. Você precisa se alto valorizar, e saber que tem pessoas mais importantes, e que queira uma moça que tão me demonstra ser tão sincera e fiel. meu e-mail: excel_en@hotmail.com,tel. 011 2408-3041, whatsapp 011997880739
Ótima matéria, realmente nossa sociedade está passando por momentos muito difíceis, está cada vez mais desafiador alcançar os objetivos amorosos, profissionais, acadêmicos e ter tudo isso medido por igual. Estou trabalhando nesse assunto também em um Blog que iniciei hoje, quem quiser acessar e compartilhar idéias, debater fatos e histórias, estou disposto justamente a juntos alcançar um nível de idéias que sirvam a todos.
Muito obrigado! Vinicius
Engraçado ler isso tudo é se identificar. Acho que ele deveria ler isso é tentar mudar. Tenho 31 anos e ele 40. Estamos juntos totalizando 5 anos e 4 meses. Sou uma pessoa apaixonada pela vida, amo namorar, beijar na boca, fazer sexo, fazer amor. Estar em constante harmonia. Mas ver que isso não acontece é quando acontece é de 15 em 15 dias ou semanas e até meses. Ou acontece quando dou Piti está se tornando cansativo. Eu estou me achando chata em querer fazer amor e beijar na boca todos os dias. Sempre fui mto fogosa e hoje me vejo nessa situação. Meu marido e o melhor companheiro que existe faz de tudo em casa. Mas na hora de estar na intimidade não rola. Já cansei de falar, hoje resolvi não falar nada mais pois estou me sentindo uma mulher chata de mais, ele mesmo diz que só sei falar nisso. Hoje não sei mais se eu amor ele como Marido ou como Amigo. Eu queria uma solução, será que a única solução será a separação?
Olá, tudo bem? também passo por isso...Eu trabalho com meu marido.Tudo começou quando nos conhecemos no trabalho, ele tinha a ideia de montar uma empresa e eu tive a atitude de meter as caras, ou seja, montamos a empresa namorando. Nunca tivemos muito em comum, mas como o foco era a empresa o nosso relacionamento foi indo baseado nisso. Nos damos muito bem profissionalmente, mas social e sexualmente nunca... O beijo nunca foi dos melhores e o sexo então.... Hoje a empresa esta indo bem mas o relacionamento vai de mal a pior... eu não sei o que faço... ele não tem assunto, não me deseja, não faz planos... Compramos um AP, então o unico assunto ou é de trabalho ou do ap.... não sei o que que faço!
Veja bem a separacao não é o certo . Pq vc não tenta se adaptar o ritimo dele se te procurar amém se não amém também. Um dia ele vai perceber que está perdendo a mulher que muitos homens gostariam de ter .se arruma fique sempre deslubrante principalmente quando vc for sair sem ele é deixe que ele perceba e quando for se deitar fique sempre sexy mais não cobre nada .
Amém Amém Amém Amém não ve que o cara enjoou??
Tenho 25 anos, tenho um relacionamento de 3 anos e um bebê de 1 ano e meio... amo muito meu marido, respeito, sei que ele me ama e me respeita tb, não tenho desconfiança quanto a traição, até porque é tem escritório em casa e nao sai para praticamente nada. Ele cuida muito bem no nosso filho, me ajuda muito, mas ele quando se estressa as vezes por um grito do meu filho parece que vai bater, a impressão que tenho é que pode perder o controle... ai ao mesmo tempo que é um doce comigo se torna um homem de dar nojo e medo... não sei o que fazer, não quero ser separada, nem criar filho sozinha, mas se continuar assim, vou me tornar uma pessoa infeliz e tenho medo disso... Me ajudem
Sou casado a 8 anos temos uma filha de 5 o rotina já se instalou faz tempo os 2 trabalham e os pais dela olham a menina sexo só quando procuro se deixar passam mas de 2 meses sem sou cristão procuro levar a vida de maneira séria nunca traí mas acho que meu casamento já acabou e ela não percebe quando falo de crise ela acha que não . cansei vou me divorciar.
Marcus Aurélio, você deve mudar a atitude com ela,deve parar de procura -la para sexo e voltar a namorar, elogiar,provocar o estímulo nela,tentar deixar o dia a dia o melhor possível, dormir abraçado, deixe ela te sentir e como ela vai reagir.
Faça de conta que estão no começo do namoro.
Boa sorte
Eu estou a um ano e meia casada, tenho um bebe com tres meses, desde que esse bebe nasceu que acho que so fizemos sexo umas 4 vzs, eu sinto que ele nao me deseja mais... nao tem interesse em fazer coisas comigo, antes assistiamos filmes juntos, hj em dia nada, chega do trabalho e vai dormir... tento conversar, mas ele nao ta nem ai, parece que nada vai mudar nunca sabe estou vendo meu casamento acabar aos poucos...
Olá Jessica, sou Vinicius e trabalho com casais em crise. Existe muitos motivos no qual seu marido possa estar se comportando dessa maneira. Com a chegada de um bebê na familia, a rotina muda e com isso existe uma "demora" até que tudo volte ao normal. As vezes nossa mente cria uma versão que não é real para o que está acontecendo, as vezes ele está pensando a mesma forma que você.
Oi Lorena, a vida de casal é realmente difícil em muitas situações, mas com Deus podemos ter esperança. Busquem estar mais perto de Deus numa igreja, com amigos na fé. Leia a Bíblia e fale com Deus. Ele não tem vontade de ir a um psicólogo? Esse estresse tem alguma causa e um psicólogo poderia ajudá-lo!
Te desejo tudo de bom!!!
Beijos,
Talita
meu nome angela oliveira tenho 21 ele tem 26 nois estamos junto a 6 anos mais meu casamento eu uma por caria e muito difiso meu nao queria que acabaçe o que fazer para nois continua junto nois dois se amar mais quando ta longe um do outro quando ta perto so e brigar um como outro mim da um conselho por favor
Estou casado a uns 5 anos, quando namorávamos era as mil maravilhas, depois veio uma filha, decidimos morar juntos, depois de um ano, veio a crise, hoje penso que não sirvo para morar com alguém para dividir o mesmo teto, são muitas responsabilidades não compridas, ha... no sexo tudo bem, mas não vivemos de sexo 24 horas, né... fui embora duas vezes ela foi me buscar... ela diz que não pode se separar pq nossa filha ainda esta pequena, pode isso? ela reclama de tudo, fico horas ouvindo ela falar sem parar... parece uma loca histérica. ela é louca doente por mim... mas não é como antes. Se não tem filhos nessa casamento não pence duas vezes em terminar tudo com ele, mas faça isso rápido.
O conselho é o seguinte: Mulher burra é broxante. Será que tu sabes escrever teu nome sem erros?
Que grosseria!