Um dos maiores erros que casais casados cometem é começar a dar como garantido seu relacionamento. Eles seguem o status quo, seus olhos estão fechados para a mudança do seu casamento até que um dia, ou um ou outro se surpreende com a entrega dos papéis do divórcio. Então, se você não quer ser pego de surpresa, preste atenção à saúde matrimonial e se você vir algum destes indesejados sinais, certifique-se de sentar com sua esposa e resolver as coisas. Aqui vão dez sinais vão te ajudar a fazer um balanço do seu casamento em crise:
Você pode estar vivendo debaixo do mesmo teto que sua esposa e realizando deveres da rotina, mas ainda assim não têm nada a dizer um para o outro. Viver no silêncio é frequentemente um dos primeiros sinais de que nem tudo está bem no relacionamento. Entretanto, não confunda isso com o silêncio amigo que os casais compartilham em um casamento longo e satisfatório. Esse é um caso de duas pessoas que se conhecem tão bem que se sentem confortáveis com o silêncio e não têm a necessidade de conversas casuais. Mas no caso de um casamento em crise, o silêncio forma uma atmosfera árida e sem amor, onde duas pessoas não têm nada para dividir.
Se lembra no começo do casamento, quando vocês faziam várias coisas juntos? Apesar de ser natural com o passar do tempo que cada um encontre seus próprios nichos de interesse no relacionamento, não é comum que os parceiros se desfaçam de todos os interesses comuns. Se você acha que não mais fazem coisas divertidas ou interessantes juntos, considere isso um aviso sobre a saúde do seu casamento.
Um dos sinais claros de um casamento em crise é quando os parceiros começam a afunilar problemas mais amplos em críticas de tarefas do dia a dia. Se você acha que não consegue fazer nada certo aos olhos da sua parceira, considere o que está por trás do criticismo constante e sem fim. Você se sente intimidado e perpetuamente tenso em relação à atitude negativa implacável? Se sim, então talvez seja hora de falar dos assuntos subjacentes no casamento.
Um casamento em crise é fortemente caracterizado por uma falha de comunicação entre os parceiros continuamente. Nessa situação, sua parceira vai parar de dividir informação com você sobre sua vida profissional e social. Você descobrirá sobre suas conquistas no trabalho ou problemas com membros da família por terceiros, como o colega da sua parceira ou vizinhos dos pais dela.[sc:artigos_relacionados]
Um indicador infalível, mas que parece inofensivo, do estado do seu casamento é a reação da sua parceira à pergunta de como você se conheceram. Se sua parceira parece amarga em relação ao passado e faz algum comentário sarcástico como “ele me agarrou” ou “eu cansei de dizer não a ele” diante de convidados, considere isso um dos sinais de que sua esposa está insatisfeita com o casamento. Memórias dos primeiros encontros e reuniões devem ser apreciadas em um casamento feliz e quando isso se torna amargo, é hora de fazer um balanço do que está errado.
No começo do casamento, casais cuidam muito de como aparecem um para o outro. Com o tempo, o nível de conforto aumenta e parceiros se tornam muito mais relaxados em relação à necessidade de aparentarem “perfeitos” um para o outro. Entretanto, se você notar que sua parceira sofreu um declínio repentino e radical na aparência e higiene, pode ser porque ela não se importa mais se você a acha ou não desejável. Essa completa falta de interesse é um indicador de um casamento em crise e cedo ou tarde ela pode querer sair dele.
Seu casamento pode estar em dificuldades se ambos usarem distrações para evitar lidar com problemas do relacionamento. Sinais comuns disso são a televisão sempre ligada ou música tocando constantemente, que são ferramentas convenientes para evitar prestar atenção no outro. Você sempre tem uma coisa a mais para fazer antes de se se aquietar ou é sua esposa que está sempre se escondendo por trás do jornal? Se sim, então é hora dos dois cortarem as distrações e focarem no relacionamento, antes que seja tarde demais.
Se as discussões no seu relacionamento parecem ter empacado nas mesmas brigas repetidamente, é evidente que você está em um casamento em crise. A inabilidade de comunicar pensamentos e sentimentos de forma eficaz é frequentemente o passo inicial em direção ao fim de um relacionamento. Tome a ajuda de um terapeuta, se ambos parecem incapazes de resolver os problemas sozinhos.
Você certamente tem um casamento em crise se vocês não confiam mais um no outro. A fé mútua é fundamental para qualquer relacionamento significativo, incluindo o casamento. Se você duvida constantemente de onde sua parceira está, ou se sua esposa suspeita que você é infiel, claramente algo está profundamente errado aí.
A intimidade é o ato que permite um homem e uma mulher se ligarem como casal. Apesar da ausência de sexo no casamento ser considerada uma bandeira vermelha grande, terapeutas falarão que os primeiros sinais de um casamento em crise vêm muito antes. Esteja avisado se você notar que ambos pararam de se deitar no sofá juntos. Isso reflete uma distância física crescente entre os parceiros, que está intrinsicamente relacionada a uma brecha emocional que se alarga.
Todo casamento é único, já que é um novo relacionamento feito pela junção de dois indivíduos únicos. Assim, suas forças e fraquezas, picos e personalidades estão fadados a serem diferentes de qualquer outro. Ainda assim, há sintomas comuns que podem ser avisos e se você encontrá-los no seu casamento, não perca mais tempo e resolva logo todas as questões pertinentes.
[sc:mestre-da-seducao-depois-artigo]
Meu casamento se enquadra em todos esses casos,Meu marido bebe todo final de semana e não me da atenção quando vou falar ele ainda fica com raiva e não gosta de discutir a relação não aguento mais quero me separa a todo custo,mais ele não aceita.
como é lindo,triste,amargo,alegre,fantastico,ser diferente,na caminhada dá vida. primeiro casamento durou quarenta anos,a exposa faleceu,cigarro,casei com a irmã,durou cinco anos,morreu,cigarro, sou casado com uma visinha faz vinte anos, não fuma, é uma exellente pessoa,
mas não asseita fazer sexo,comigo, detesta,odeia,grita,não quero não quero.ai vém o fantástico, moro em uma mansão,tenho todo conforto,carros,sou aposentado do estado,temos chacara no interior ela tém de tudo,que quer, tv,de baciada,internet,de balaiada,liberdade para tudo,eu tenho setenta e nove anos,sinto-me com trinta, pratico esportes vários,ciclisto natação sexo nos trinque.preciso de ajuda. as pessoas meus amigos,e visinhos não acreditão que tenho esta idade, as pessoas idosas não afinam, com a minha personalidade.
nossa Benedito, vc existe?? eu quero ....kkkkkk
Muito difícil Benedito! E vc já conversou com ela francamente? É difícil quando um tem mais pique que o outro, vcs precisam encontrar um meio termo, algo que seja bom para os dois... espero que se resolva! Bjs
Oi meu nome e Vanessa tenho 24 anos e meu marido 20 tou casada a 4 anos e tenho uma filha com ele d 1 ano e meio meu casamento anda muito ruim n sei o q anda acontecendo cuando nos nós casamos era tudo lindo ai d 1 ano pra CA virou um turbilhão ele n gosta d sair comigo mais arumã brigas e sai sozinho já perguntei se ele tem outra e ele fala q não q ele me ama esses dias agente brigou e ele me bateu depois se arumou e saiu voltou 10 horas depois n sei o q fazer já pensei em me separar mais amo ele . o q eu fasso
Se separe,vai apanhar a vida inteira,melhor sozinha com 24 anos e livre para arrumar um cara legal !
Acho que acima de tudo você deve se amar... enquanto você não se valorizar, ele não irá valorizá-la tbm!
Eu tenho certeza que meu casamento ja era....faz 1 ano q nem sexo existe, brigamos o dia todo, trabalhamos juntos , nossas ideias nao batem, tenho vontade sumir mas n tenho pra onde ir e nao quero deixar meu comercio que lutei muito pra conseguir, ja falei em separacao, mas ele nao aceita, ja sai com outros homens mas nao sinto nada alem de sexo...to cansada de tudo , nao sei oq fazer
Bem, sou casado há quatro anos com uma mulher incrível por quem fui muito apaixonado, mas acho que estou numa crise bem evidente em meu casamento, mas com toda certeza amo muito minha mulher e gostaria de viver feliz novamente. Muitas vezes penso em terminar como uma maneira de viver sem o peso do fracasso, sem o peso de não estar feliz e sobretudo de ver minha mulher infeliz e insatisfeita, mas sei que o fracasso do fim de meu casamento será muito doloroso e tenho medo disso, mas sobretudo, sinto amor por ela e vontade de ver tudo dar certo, de sermos felizes e concretizarmos planos juntos. Muitas vezes me recolho e o sinal do silêncio é muito presente em nossa vida, pois ela tende a deturpar e criticar minhas posições e opiniões quase sempre e isso torna a atmosfera de nosso convívio quase irrespirável. Bem, venho aqui dar um desabafo e compartilhar experiências na esperança de ler coisas parecidas com as que vivo e também na esperança de ler casos sobre casamentos que renasceram, pois isso é o que mais desejo. Valeu.
FNA,recomece do zero,volte a ser o namorado dela,valorize ela,respeite,seja companheiro,abra seu coração e exponha que quer recomeçar !
Boa sorte !
Olá, tenho 36 anos, ela 32, casados á 13 anos, temos uma filha de 2 anos, no inicio de nosso relacionamento, ela era super atenciosa, amorosa,vaidosa, caprichosa com ela e com a casa, mas desde a gravidez, isso mudou, ela perdeu gradativamente o interesse por mim, pela casa, por ela mesma, chegou até e me dizer certa vez que não se sentia mais mulher.Sempre incentivo ela a se distrair um pouco, levanto a alto estima dizendo q esta bonita, tento ajudar da melhor maneira possível no cuidado com nossa filha mas não adianta, a situação só vem piorando, e chegou até ao ponto de não termos mais relações sexuais já a algum tempo devido ao desinteresse dela, com tudo isso,ontem cheguei ao meu limite e levantei da cama e fui dormir na sala, pois estava muito chateado e frustrado com toda essa situação. Não quero me separar, pois amo minha esposa, e nem passa pela minha cabeça ficar longe de minha filha, não sei o que fazer.
Pode estar com depressão, converse com ela,caso não seja isso,ela tem que te expor o que a está deixando assim !
Filhos mudam a rotina,sei que parece se esforçar ,divida as tarefas e volte a namorar,sem cobranças, pode ajudar !
Olá Fred ! Obrigado por ler, e responder meu desabafo. Hoje passados alguns meses desde que publiquei esse desabafo, posso dizer que eu começo a acreditar que meu casamento tem salvação, pois de uns meses pra cá, depois de uma conversa franca, as coisas parecem começar a mudar, ainda devagar, mas ja vi sinais de melhora, então resolvi compartilhar isso, com todos aqui que passam por esse tipo de dificuldade. Conversem, não tenham medo, ou vergonha de expor suas insatisfações, pode ate ser que depois de conversar, optem pela separação, mas a melhor forma de resolver sem maiores traumas é conversando, digo por experiencia própria. Um abraço a todos, e boa sorte....
Ola tem 1 q casamos mas parece ter 100 anos amo meu marido e sei q ele mim amar mas o problema doto da minha vida e a mãe e a irmã dele pois ele deixa ela dominar ele em tudo isso mim irrita muito já falamos várias vezes sobre isso mas ele sempre esta contra mim deixa de assumir seus compromissos dentro de casa pra dar a elas são 2 exploradoras e fazem isso so pra mim provocar e ele achar q são as coitadinhas.Estou a ponto de sair desse casamento q já começou errado hoje eu odeio com toda minha força a mãe e a irmã dele.
Oi meu nome é nay, tenho 24 anos e estou morando com meu namo q tem 25.Faz um ano de namoro e 1 ano q moramos juntos porem no começo era tudo flores hoje em dia é uma semana de bem e outra semana brbrigados.Estamos pensando em si separar pois nao à mais cumplicidade, nao à mais amizad , dialogo, na maioria dss vezes ele sai sosozinho.Eu gosto dele mais nao bejo soluçao, sem contar q agora ele ta desconfiado de mim, mas sem motivo.
Estou casada há 9 meses, e meu casamento é muito ruim do ponto de vista sexual. Sou uma mulher extremamente carinhosa e acesa sexualmente, mas meu marido é muito desinteressado por sexo. Difícil é sair nas ruas e notar um monte de homem me desejando, enquanto meu marido nem liga pra mim. Quando fazemos sexo, quase não tem preliminar, é muito prático e rápido. Tenho prazer porque me toco, mas ele não é carinhoso nem criativo. Somos evangélicos. Estou muito infeliz na área sexual. No resto ele é maravilhoso. Me ajudem.
Gabriela,vá exigindo dele aquilo que gosta,tenho certeza que você vai ser esperta e usar sua psicologia pra ensina-lo a melhorar,se não falar ,ele não vai saber !
O casal não pode ter vergonha de expor aquilo que quer,tem que haver cumplicidade !
Boa sorte
Tenho 40 anos, sou casada há 21 e tenho dois filhos. Até há 1 ano atrás estava tudo bem, algumas brigas, ás vezes rotina, mas éramos unidos, nunca tivemos a mesma opinião mas entrávamos num acordo. Aconteceu algo que ele não me contou exatamente, mas ficou mudado, grosseiro, irritado, mau humorado, anti-social, amargo com as pessoas e até comigo, que sempre fui prestativa, preocupada, fiquei disposta á ajudar seja o que fosse, menos traição! Ele jurou á Deus que não se tratava disso mas nunca mais foi o mesmo. Quando tentamos conversar, tudo acaba em briga, palavras fortes são ditas que me magoam profundamente, não demonstra nenhum carinho com os filhos, parece que está em depressão, só fala que terá sossego na morte! Estou cansada e não vejo outra opção, pois sou nova e gosto de viver!
Estou casada há 18 anos , temos 2 filhos ele fica fora 16 por causa do trabalho, e 12 dias em casa, mas de 2 meses pra cá, não suporto ele em casa, caímos na rotina, não saimos pra lugar nenhum, ele não sabe administrar o dinheiro, sempre estamos no vermelho, quero voltar a trabalhar pra vê se consigo preencher esse vazio q ele deixa, não tenho vontade de ter intimidade com ele, antes eu sempre procurava, agora pra mim tanto faz como tanto fez...acabo me distanciando dos meus filhos e me fechando no meu mundinho, eu tenho 36 e ele 37 ,ele só quer saber da mãe, não suporto mais isso me sinto sozinha, faço terapia há 3 meses, mas meu terapeita vai embora daqui uns meses, só de pensar já dá um nó na garganta, quem vai me ajudar...Não tenho mais vontade de viver, a vida perdeu o sentido, só tive perdas na minha vida, perdi meu pai com 12 anos ,agora meu marido, meu terapeuta, e sempre assim...tenho vontade de ficar sozinha, quando ele vai viajar e fica td esse tempo fora me sinto mais feliz..
Cristina,vários problemas vão criando o problema em que se encontra,primeiro, vai ter que conversar,isso se quiser salvar seu casamento, vocês são novos,pode ajuda-lo a controlar o dinheiro, bem que na época atual está difícil mesmo,acho fundamental que a mulher participe da administração do lar e do relacionamento, ela deve propôr algo que ajude a sair da rotina, vocês devem conversar para poderem recuperar o que perderam,vão ter que recomeçar, voltar a namorar ,se beijar,se cuidar,conseguir provocar tesão um no outro.Cabe aos dois terem o mesmo interesse.
Email fredfraga72@gmail.com