Um dos maiores erros que casais casados cometem é começar a dar como garantido seu relacionamento. Eles seguem o status quo, seus olhos estão fechados para a mudança do seu casamento até que um dia, ou um ou outro se surpreende com a entrega dos papéis do divórcio. Então, se você não quer ser pego de surpresa, preste atenção à saúde matrimonial e se você vir algum destes indesejados sinais, certifique-se de sentar com sua esposa e resolver as coisas. Aqui vão dez sinais vão te ajudar a fazer um balanço do seu casamento em crise:
Você pode estar vivendo debaixo do mesmo teto que sua esposa e realizando deveres da rotina, mas ainda assim não têm nada a dizer um para o outro. Viver no silêncio é frequentemente um dos primeiros sinais de que nem tudo está bem no relacionamento. Entretanto, não confunda isso com o silêncio amigo que os casais compartilham em um casamento longo e satisfatório. Esse é um caso de duas pessoas que se conhecem tão bem que se sentem confortáveis com o silêncio e não têm a necessidade de conversas casuais. Mas no caso de um casamento em crise, o silêncio forma uma atmosfera árida e sem amor, onde duas pessoas não têm nada para dividir.
Se lembra no começo do casamento, quando vocês faziam várias coisas juntos? Apesar de ser natural com o passar do tempo que cada um encontre seus próprios nichos de interesse no relacionamento, não é comum que os parceiros se desfaçam de todos os interesses comuns. Se você acha que não mais fazem coisas divertidas ou interessantes juntos, considere isso um aviso sobre a saúde do seu casamento.
Um dos sinais claros de um casamento em crise é quando os parceiros começam a afunilar problemas mais amplos em críticas de tarefas do dia a dia. Se você acha que não consegue fazer nada certo aos olhos da sua parceira, considere o que está por trás do criticismo constante e sem fim. Você se sente intimidado e perpetuamente tenso em relação à atitude negativa implacável? Se sim, então talvez seja hora de falar dos assuntos subjacentes no casamento.
Um casamento em crise é fortemente caracterizado por uma falha de comunicação entre os parceiros continuamente. Nessa situação, sua parceira vai parar de dividir informação com você sobre sua vida profissional e social. Você descobrirá sobre suas conquistas no trabalho ou problemas com membros da família por terceiros, como o colega da sua parceira ou vizinhos dos pais dela.[sc:artigos_relacionados]
Um indicador infalível, mas que parece inofensivo, do estado do seu casamento é a reação da sua parceira à pergunta de como você se conheceram. Se sua parceira parece amarga em relação ao passado e faz algum comentário sarcástico como “ele me agarrou” ou “eu cansei de dizer não a ele” diante de convidados, considere isso um dos sinais de que sua esposa está insatisfeita com o casamento. Memórias dos primeiros encontros e reuniões devem ser apreciadas em um casamento feliz e quando isso se torna amargo, é hora de fazer um balanço do que está errado.
No começo do casamento, casais cuidam muito de como aparecem um para o outro. Com o tempo, o nível de conforto aumenta e parceiros se tornam muito mais relaxados em relação à necessidade de aparentarem “perfeitos” um para o outro. Entretanto, se você notar que sua parceira sofreu um declínio repentino e radical na aparência e higiene, pode ser porque ela não se importa mais se você a acha ou não desejável. Essa completa falta de interesse é um indicador de um casamento em crise e cedo ou tarde ela pode querer sair dele.
Seu casamento pode estar em dificuldades se ambos usarem distrações para evitar lidar com problemas do relacionamento. Sinais comuns disso são a televisão sempre ligada ou música tocando constantemente, que são ferramentas convenientes para evitar prestar atenção no outro. Você sempre tem uma coisa a mais para fazer antes de se se aquietar ou é sua esposa que está sempre se escondendo por trás do jornal? Se sim, então é hora dos dois cortarem as distrações e focarem no relacionamento, antes que seja tarde demais.
Se as discussões no seu relacionamento parecem ter empacado nas mesmas brigas repetidamente, é evidente que você está em um casamento em crise. A inabilidade de comunicar pensamentos e sentimentos de forma eficaz é frequentemente o passo inicial em direção ao fim de um relacionamento. Tome a ajuda de um terapeuta, se ambos parecem incapazes de resolver os problemas sozinhos.
Você certamente tem um casamento em crise se vocês não confiam mais um no outro. A fé mútua é fundamental para qualquer relacionamento significativo, incluindo o casamento. Se você duvida constantemente de onde sua parceira está, ou se sua esposa suspeita que você é infiel, claramente algo está profundamente errado aí.
A intimidade é o ato que permite um homem e uma mulher se ligarem como casal. Apesar da ausência de sexo no casamento ser considerada uma bandeira vermelha grande, terapeutas falarão que os primeiros sinais de um casamento em crise vêm muito antes. Esteja avisado se você notar que ambos pararam de se deitar no sofá juntos. Isso reflete uma distância física crescente entre os parceiros, que está intrinsicamente relacionada a uma brecha emocional que se alarga.
Todo casamento é único, já que é um novo relacionamento feito pela junção de dois indivíduos únicos. Assim, suas forças e fraquezas, picos e personalidades estão fadados a serem diferentes de qualquer outro. Ainda assim, há sintomas comuns que podem ser avisos e se você encontrá-los no seu casamento, não perca mais tempo e resolva logo todas as questões pertinentes.
[sc:mestre-da-seducao-depois-artigo]
Boa noite, sou casada a 10 meses de um relacionamento de 7 anos e sinceramente estou passando por problemas com meu esposo, parece que ele n liga pra mim, nunca presta muita atençao no que tenho a dizer , se aborrece fácil comigo, brigamos constantemente por motivos bobos, eu jogo tudo que ja sofri na cara dele e ele pede desculpas mas age da mesma forma, as vezes pensó em me divorciar porque parece que n somos mais os mesmos de antes, n nos beijamos com frequência se depender dele ficamos em silêncio.
julia meu casamento foi como o seu. ela nao conversava mais comigo. ela brigava por motivos tolos e banais. nao beijava nao queria carinhos e sexo. ai veio a descoberta da traiçao que ela cometeu.
foi o ponto final. me separei.
giselle . é dificil a vida. mas sei o q vc ta passando. no inicio maravilhas. depois vira um caos.
minha mulher me traiu. estou me separando. confiava plenamente nela. foi uma decepção muito grande.
Quando chamo ele p deitar junto comigo ele fala q esta esperando im a reportagem pois passa o dia trabalhando e não tem tempo de assistir nada, aí eu falo é e também passa o dia sem me ver e sem ver nossa filha, aí ele usa a velha frase que odeio, VC reclama de tudo, reclama demais.
Estou vivendo de aparência entre nossos amigos, isso é péssimo, as vezes tenho a certeza que não existe mas nós dois sabe, e todo dia penso em desistir. Não estou aguentando, tá muito difícil.
lidiane, vivo a mesma vida q a sua. minha mulher me traiu . perdoei. mas agora foi o ponto final.
nao nos falamos. nao ha sexo.
sou muito carinhoso, mas ela nunca quis abraços, beijos e sexo.
estou me separando. não aguento mais.
Lidiane,você vai ter que ser mais incisiva com ele,deixe claro que se você estiver feliz, ele também ficará, o relacionamento do dia a dia vai refletir em tudo.
Em relação a sexo,cabe conversar,normal um dia ou outro ser rápido, mas não pode te deixar chupando dedo,tem que ir pró segundo tempo, voltar as preliminares e caprichar,reclame,te garanto que ele não vai querer fazer feio.
Eu já fiz isso, já bate um papo, já coloquei tudo em pratos limpos, ele passa alguns dias ótimos, depois é como se ele deletasse td, e volta a demência, só pensa em futebol, ele não escuta nada q falo, nada, as vezes estamos conversando qualquer outro assunto, no meio da conversa faço uma pergunta, ele nem percebi, olhando p TV ou p o celular, aí eu paro de falar e saiu, ele nem nota, é horrível ser ignorada assim, quando transamos, uma vez ou outra ele goza rápido e eu fico chupando dedo, acho q é um dos motivos de não ter mas tesão nele.
Meu casamento está de mal a pior, não tenho mas tesão por ele, estou pensando em me separar mas amo meu marido, ele é a ótima pessoa, um pai espetacular, só que se falando de vida a dois, ele é relapso, estamos sem diálogo, sem sexo a semanas, ele só quer saber de TV, quando quero conversar não tenho nenhum tipo de atenção, todos os sinais acima combinam conosco, não sei o que fazer, o relacionamento está um tédio, eu estou sem paciência com e ele comigo, desesperada está é a palavra.
Lidiane, homem cria uma zona de conforto onde ele acha que não precisa conquistar mais a mulher que vive ao seu lado,eu mesmo passei por isso, te aconselharia a bater um papo legal,você deve pensar o que está faltando para que não tenha mais tesão por ele,você deve expôr o que ele precisa fazer pra que seu desejo volte,namorar é uma delas,roubar um beijo de vez enquando, te surpreender com alguma atitude, pense e converse com ele ,inclusive sobre sexo,chamar pra dormir no mesmo horário é bom pra ter esse papo cabeça e quem sabe até namorar.
Boa sorte.
boa tarde pessoal estou muito deprimida estou enquadrada em todos os sintomas de um casamento em crise é como a Fe falou conversamos e so ficamos bem por uma semana ou duas e depois acontece tudo de novo ele não tem mais tolerância comigo tudo que eu falo pra ele é critica se eu não to com vontade de tranzar ele já vira pro lado e não fala mais comigo ficamos vários dias falando so o necessário temos dezoito anos de casado e já faz cinco que sinto que não o amo mais como antes na primeira vez que eu falei em me separar ele quase morreu fez de tudo pra tirar isso da minha cabeça e me conquistou denovo isso já faz dois anos e de la pra ca tudo se repete já estou cansada não aguento mais preciso ser feliz tenho 38 anos e ele 41 dois filhos um de 15 e outro de 11 acho que eu não tenho culpa de não estar sempre com tesao não sei mais o que fazer queria que melhorasse ou então eu ficasse livre de uma vez por todas estou cansada de conversas longas e dolorosas que so me fazem chorar e ficar angustiada
recy, vc está passando a mesma situação q a minha.
minha esposa nao nos falamos mais. Ela não quer mais sexo carinhos e etc.
tentei de todas as formas revitalizar o casamento mas sem sucesso.
esgotei. estou me separando.
É triste mas é a vida. temos q viver a vida e não ficar levando a vida.
Recy,vou falar um pouco como eu e minha esposa conseguimos melhorar nosso relacionamento, estamos juntos a mais de 17 anos,dois filhos adolescentes, com o passar dos anos o casamento tem altos e baixos,me preocupava muito com o trabalho e acabamos nos distanciando,nesse período tínhamos sexo no máximo 1 vez na semana e pouco contato.
Sempre nos respeitamos,sempre nos colocamos no lugar do outro, foi fácil conversar e chegar a um consenso de que deveríamos dedicar mais tempo pra nós, sou autônomo, mudei horário de trabalho, dedicamos um tempo para atividades físicas juntos,chego um pouco menos tarde,vamos dormir no mesmo horário, conversamos,namoramos e percebemos que o namoro nunca deve deixar de existir entre no casal, hoje fazemos amor 4 dias na semana em média, sexo é um importante elo entre o casal e concordamos que é necessário que os dois queiram.
A melhora da relação está também vinculada a alto estima de ambos,estando de bem com a vida,deixando os problemas não interferirem na maneira que um trata o outro,tendo um bom dia a dia e dizer eu te amo pra quem você ama é indispensável.
Nada é imediato, temos que cultivar o amor e o respeito sempre.
Acredito que deve dizer o que te falta pra se sentir feliz,pra se sentir amada e voltar a amar seu parceiro, faze-lo te escutar e você saber escuta-lo,pois é um esforço mútuo, se ainda existe amor,ele brota novamente, basta o cuidado.
Boa sorte.
Boa noite, faz 2 anos que namoramos. E meu namorado, não me beija mais e sexo somente uma vez ao mês. E não posso procurá-lo, pois ele não aceita. Sexo oral, ele não aceita e tbm não me deixa fazer o que me faz pensar que tenha algum problema. Brigas são muito freqüentes entre nós. Já tentei por diversas vezes conversarmos a respeito. Mas ele não aceita e diz que tenho problemas. Não sei mais o que fazer!!! O que me diz a respeito??
marcia, boa noite! estranho. Eu como homem adoro receber sexo oral. faço sexo na semana cinco dias.
talvez ele esteja com algum problema depressivo.
Márcia, ele tem problemas, acho que são incompatíveis, não acho normal um namoro assim,sou casado a praticamente 17 anos e tenho sexo com a esposa em média 4 dias na semana,reflexo do bom dia a dia e sintonia.
Desiste se ele não quiser mudar,ache alguém compatível com você.
Ola tenho 23 anos e sou casada a 3, nos últimos meses tem acontecido muitas brigas porém pelos mesmos motivos sempre (não me ajuda com os afazeres, esta relaxado com a aparência, não me trata como antes, o silencio é total e a falta de interesse no sexo também mas de ambos). Devido ao desgaste de sempre estar falando a mesma coisa e ele não me dar ouvidos estou sempre sempre triste, com dor de cabeça, desanimada e penso todos os dias em começar td do 0 porém sozinha.
Gosto muito dele mais a situação esta cada dia pior de uma semana pra cá não sinto vontade nem de olhar pra ele que sinto raiva.
Por favor me deem uma ajuda! X(
Neide,apesar de algumas pessoas acharem que conversar não adianta,acho que é o primeiro passo,claro, se existe amor.
Os dois tem que reavaliar o que vem ocorrendo e propôr mudanças pra melhor, casal se dá bem se os dois lados abrirem mão de algo pra felicidade de ambos.Papo sério e boa sorte.
Uma dica, seja mais confiante, esteja bem consigo mesma,chame a atenção dele .
Vai fazer 5 anos que conheço meu marido, que estamos juntos entre namoro, noivado e casamento e esta semana fizemos 3 anos de casados. Ele sempre foi muito quieto, de falar pouco, tudo sempre estava bom pra ele, sem ambição, calmo e tranquilo, mas infelizmente le inventou de fazer um negocio no começo do ano que deu errado, de la pra casa minha vida virou um inferno.... sempre conversamos pouco em casa, agora meu Deus meia duzia de frases quando ele chega em casa d enoite mais meia duzia ao levantar, diz que eu incomodo ele muito que ja esta cansado disso, me delaro odos os dias pra ele praticamente pq acho que ele esta em depressão, e ele so escuta não fala nada pelo whats, esta semana ele me pediu desculpas por nao corresponder ao amor que sinto por ele, afinal isso que dizer oq? vou ter q procurar uma terapia de casal, eu ja estou enlouquecendo não quero perder meu casamento eu amo muito ele.Eu ja faço todas as coisas da casa e pago as contas sozinha pq sei que ele nao tem dinheiro e mesmo assim ele nao me da valor.
Linda.
Ele está com a alto estima baixa, se sente um peso pra você,ele precisa resolver o problema financeiro ou separar a vida afetiva da vida profissional.
Converse com ele,apóie e exija mudanças ,vai ser difícil, muitos casais estão passando por isso.
Boa sorte.
Estamos um pouco melhor agora,pelos menos ele ta conversando mais comigo... percebi que ele entra menos no whats pra falar com as pessoas. Mas continua chegando em casa com uma cara de bunda, mudei toda a alimentação da casa pra agradar ele, entrei em esportes pq ele gosta disso e pratica, estamos jogando juntos, tomara que isso ajude a ele me olhar de maneira diferente.Será?
Ótimo vocês estarem fazendo atividade física juntos .
Lembre-se da época de namoro, faça o que gostam,tenham bons momentos.
Boa sorte Linda.
fez 3 anos que estou casada, e faz 8 meses que não temos relações sexuais , tenho 20 anos ele tem 29, já tentei varias vezes conversar e saber qual é o motivo para tal situação , não sei oque fazer por mais que eu tente conversar saber o motivo , ele nunca me responde , oque devo fazer ?, já tentei falar já fiz coisas diferente para mudar a rotina mais sem sucesso
Juliana, não é normal, penso que algo ocorreu para desencadear isso.
Diálogo sem cobranças, esse é o caminho, ví que tenta conversar com ele,eu acho que seria legal você propôr mudanças, como voltar a namorar, beijar, fazer um carinho pela manhã, no final de semana, ser audaciosa as vezes,mostrar a ele que você quer ,e isso é importante pró relacionamento do casal.
Suspeita algo,como um caso extraconjugal ?
Questione ele se a ama e porque da falta de desejo.
Boa sorte
Fred, realmente vejo vc falando muito de diálogo, só que, e quando só um quer ?? já faz 8 meses que não sei o que é sexo, depois de 32 anos de casados, minha testosterona ainda está a mil de manhã e vai falar com ela de sexo de manhã.... vc tá loco essa hora, ai vai pra noite, amanhã, cansei, pra terminar dormimos em quartos separados, ela foi me empurrando pra fora com desculpa de dormir com minha filha adulta, e já vai meses, vc acha realmente que ainda há dialogo que conserte esse casamento ? o pastor ai falou até bem, mas nas Igrejas evangélicas nunca se separou tanto como nestes tempos, acabou a fé no casamento pastor esquece !!!
Luiz,difícil sua situação, tem que falar de forma clara mesmo,tanto você como ela .
Tenho mais de 40 anos e 17 de relacionamento, nem se compara aos 32 que você possui e o desgaste que pode ter ocorrido, mas você sabe que mulher é mental,a minha numa semana faz sexo 5 dias,na outra só 1 dia,se percebe minha cobrança aí que fico sem,os primeiros 15 dias do ciclo menstrual são sempre melhores que os últimos, então entra fator hormonal ,convivio do dia a dia,estresse, tudo que pode atrapalhar a vida sexual e o libido das mulheres,fora rotina, sermos os mesmos ,sem novidades pra elas,n fatores.
Conversando com outros,já ocorreu que casais que não mantinham sexo a dois anos,voltaram a ter,mas aí a mudança tem que ser mútua.
Se ainda quer salvar seu casamento, surpreenda ela de alguma forma, você a conhece,o que poderia mexer com ela, que atitude você teria que tomar ?
Tudo começou deois dos 7 anos, quando vinhemos morar perto da famila dela, dai passei a ficar a fim da irmã dela mais não tive nada com ela apenas ficava dando em cima e depois a minha esposa soube que eu tava a fim da irmã dela.
Minha esposa pegou fotos no meu celular dela e depois ao acessar meu computador pegou historio do que eu tinha acessado sites pornôs ''comendo a cunhada'' daí a situação se agravou ainda mais, dei um tempo mim afastei da minha cunhada por 3meses, depois de uma briga de familia um sobrinha da minha esposa contou na briga que eu era ariado os quatros pneus pela irmã dela daí ela veio com a história do passado e colocou como se fosse ontem.
Aí vem a outra parte, ela não senti vontade de mim procurar pra tranzar, fazer carinho ou se quiser qualquwer tipo parecido, sempre sou eu que vou atrás.
Como posso fazer, sei que em partes fui o culpado e não queria desistir do casamento de 9 anos, como posso fazer para essa situação melhorar cada vez mais.
Aguardo
Sabia que querer pegar a cunhada é a fantasia número 1 dos homens, ví numa pesquisa.
Cristian,conversar com ela e explicar que foi apenas uma fantasia, que nunca iria se tornar realidade, como ela tem as dela,jogue com isso.
Ela tem que perceber que você a quer ,ela tem que se sentir exclusiva,você precisa investir no carinho,no companheirismo, mostrar a ela que sente tesão e a ama,ela precisa colocar as mágoas pra fora,nada será imediato,mas compensa investir com aquilo que sabe que ela gosta, durma no mesmo horário, faça um carinho, beije ela oportunamente, mande mensagem a elogiando,passos um a um, até que ela tenha confiança de novo em você.
Faça um teste.Tratamento intensivo de um bom dia a dia e carinho.Pode dar certo.
Boa sorte.